2019

Macramê

– Oficina de macramê com Maria Gabrielle – julho 2019

Continuando nossas atividades em julho!

Marcramê com Maria Gabrielle!!

Sobre a Gabi:

Maria Gabrielle é artista têxtil e formada em Design de Moda pelo Senac, com especializações na CSM (Londres). Atua em cursos e pesquisas através do resgate de técnicas manuais- costura/ bordado/ macramê/ tear/ tricô- das quais estão sendo (re)pensadas em um caminho de valorização na nossa cultura. Para ela, trabalhar com isso representa o caminho da conscientização sobre o eu (indivíduo) no mundo/o que podemos e somos capazes de fazer. É ver que podemos ultrapassar limites.

Acredita que consegue ajudar as pessoas a se sentirem assim: capazes e felizes consigo mesmas, com um sentimento de expansão sobre si através das mãos.

E é um direito de todos ter autonomia pelas próprias mãos.

O que vai rolar na aula:

O Macramê é uma das técnicas manuais de construção têxtil que mais foi esquecida em nossa cultura. De origem árabe, difundida pelos marinheiros, foi retirada (como todas as outras fontes têxteis do Brasil) de vista de nossa cultura na época colonial, mas voltando com tudo atualmente. É a única técnica têxtil que usamos a mão livre, sem uso de nenhuma ferramenta (como a agulha por exemplo).

Nos dias de hoje, o macramê é usado como caminho para criatividade, tanto como fonte de renda na arte ou design. Muita gente anda procurando aprender a técnica para desenvolver produtos de roupa e decoração afetiva, tanto quanto para o desenvolvimento de formas híbridas, estudando os nós para que se tornem algo diferente de qualquer padrão já visto por aí.

Em nosso intensivão, vamos estudá-lo de maneira introdutória, a partir da construção de um quadro decorativo de parede com o uso de barbante. Vai da opção do participantes seguir ou não o padrão trazido em sala, já que cada pessoa tem um tempo de assimilação/desejo diferente do outro- o importante é sair do encontro gostando e sabendo aplicar a técnica na situação que quiser.

Material:

Fornecido pelo Ateliê Vivo

Bolsas: pessoas que não estão exercendo nenhuma atividade remunerada ou recebem menos de 1,5 salário mínimos.

Todos os detalhes sobre inscrições, bolsas e dados de conta entre em contato por e-mail.