2019

Um vestido e eu: costurando à mão

– Oficina Um vestido e eu: costurando à mão com Ofélia Lott – junho 2019

Quem anda acompanhando as redes Facebook e Instagram, deve ter notado que estão rolando vários cursos, fiquem de olho, em breve o site novo vai pro ar, e tudo estará por lá !!!

Abaixo um pouco sobre a Ofélia:

Desde os nove anos fui construindo o meu ofício, aprendiz de minha avó, tias e de muitas costureiras domésticas. Elas permitiram que eu transitasse neste universo com bastante intimidade e eu aprendi muito observando-as trabalhar. Seus conhecimentos me foram sendo transmitidos pela oralidade, pela imitação e pelo fazer manual. Passava o tempo chuleando, forrando botões, caseando, assim fui me familiarizando com esta atividade e adquirindo habilidade com as mãos.

O meu ofício sempre foi este.

Baseado em tudo o que vivi, criei um lugar para mim. Um lugar de autonomia, sempre rejeitando a competição, a pressão de produtividade e o acelerar do cotidiano. Construí este lugar ao longo da minha vida, diariamente, com muita força e resistência, com muita desobediência e indignação. Conquistei meu lugar como mulher. Aprendi a ser eu mesma, feminista-feminina. Conquistei o meu lugar de mulher feminista, não querendo sobrepor o poder feminino sobre o masculino, mas sim lutando pela igualdade entre mulheres e homens em todos os setores da sociedade. Entendo hoje que nós mulheres feministas somos um movimento em constante construção. E entendo que na minha biografia, o ofício da costura simboliza esta construção.

Na costura manual, são usadas ferramentas simples como a agulha e a linha. Com elas fazemos os tecidos tomarem formas tridimensionais que acolhem os nossos corpos, foram feitas por nossas mãos, por nossa inteligência, gerando em nós uma percepção diferenciada diante dos objetos ao nosso redor. Com isso nos dá estímulos para seguir em frente.

Neste contexto proponho a oficina,“Um Vestido e Eu” que pretende abrir um espaço de trocas sobre o feminino através da feitura de um vestido. É neste vestido vamos imprimir nosso olhar sobre nos mesmas, sobre outras mulheres, identidades, pensamentos, sentimentos e sensações através de histórias, biografias, contos, música, filmes, poesia…

Segue abaixo os detalhes da oficina:

Estes encontros se propõem a abordar a confecção de um vestido simples, usando uma modelagem plana da Bilbioteca de modelagens, e as diferentes técnicas da costura manual.

A modelagem do vestido será copiada no sobre papel kraft para depois ser recortada, resultando daí o molde. Este molde será riscado e cortado sobre o tecido.

O vestido será um objeto de experimentação livre, através da prática fluida,

intuitiva, trabalhando o tecido em sobreposições, colagens, texturas e outros desdobramentos. Ora usando pontos a deriva, ora explorando as técnicas de pontos manuais. A partir disso o participante irá fazer suas interferências e interpretações individuais, criando sua identidade visual focado no universo feminino-feminista.

Materiais do participante

– 3 metros de algodão

-1.50 metros de papel craft

-Kit de costuras: agulhas de espessuras finas, carretéis de linhas coloridas, tesouras, lapiseira, fita métrica, alfinetes n° 29

Materiais de uso coletivo

mesas, cadeiras, ferro e tábua de passar

Todos os detalhes sobre inscrições, bolsas e dados de conta entre em contato por e-mail