2019

Vestido de moulage com pontos à mão

– Oficina Vestido de moulage com pontos à mão com Ofélia Lott – outubro 2019

Receberemos Ofélia Lott com o encontro Moulage: um vestido costurado à mão.

Sobre a Ofélia Lott:

Desde os nove anos fui construindo o meu ofício, aprendiz de minha avó, tias e de muitas costureiras domésticas. Elas permitiram que eu transitasse neste universo com bastante intimidade e eu aprendi muito observando-as trabalhar. Seus conhecimentos me foram sendo transmitidos pela oralidade, pela imitação e pelo fazer manual. Passava o tempo chuleando, forrando botões, caseando, assim fui me familiarizando com esta atividade e adquirindo habilidade com as mãos.

O meu ofício sempre foi este.

Baseado em tudo o que vivi, criei um lugar para mim. Um lugar de autonomia, sempre rejeitando a competição, a pressão de produtividade e o acelerar do cotidiano. Construí este lugar ao longo da minha vida, diariamente, com muita força e resistência, com muita desobediência e indignação. Conquistei meu lugar como mulher. Aprendi a ser eu mesma, feminista-feminina. Conquistei o meu lugar de mulher feminista, não querendo sobrepor o poder feminino sobre o masculino, mas sim lutando pela igualdade entre mulheres e homens em todos os setores da sociedade. Entendo hoje que nós mulheres feministas somos um movimento em constante construção. E entendo que na minha biografia, o ofício da costura simboliza esta construção.

Na costura manual, são usadas ferramentas simples como a agulha e a linha. Com elas fazemos os tecidos tomarem formas tridimensionais que acolhem os nossos corpos, foram feitas por nossas mãos, por nossa inteligência, gerando em nós uma percepção diferenciada diante dos objetos ao nosso redor. Com isso nos dá estímulos para seguir em frente.

O que vai rolar nos encontros de Moulage:

Este encontram se propõem a abordar a técnica da moulage para a confecção de um vestido que será costurado manualmente. A moulage é uma técnica tridimensional, derivada do ”moule”, palavra francesa que significa forma, ou draping, originada do inglês – desenvolver um molde no próprio corpo ou busto de costura, através da manipulação do tecido, possibilitando a visualização do corpo em três dimensões – conquistando assim um maior entendimento da anatomia e proporção do desenho do corpo.

Será usado o tecido de algodão como matéria prima para o aprendizado dos pontos e também para a montagem do vestido no busto de costura – sua composição de 100% algodão permite a fácil manipulação e costura, e sua fibra de cor lisa possibilita a visibilidade dos pontos, pregas e volumes. O vestido será um objeto de experimentação livre, através da prática fluída e intuitiva onde o participante fará suas interferências e interpretações individuais, criando assim a sua identidade visual.

Materiais do participante

Será conversado no 1 dia de aula

Todos os detalhes sobre inscrições, bolsas, materiais e dados de conta entre em contato por e-mail.